Oportunidade perfeita
Finanças incorporadas na agricultura
Alfredo Dellepiane
Líder Regional da América Latina e Caribe em Verticais da Agroindústria e AP/AR, Soluções Comerciais Visa
Alfredo Dellepiane
Líder Regional da América Latina e Caribe em Verticais da Agroindústria e AP/AR, Soluções Comerciais Visa
A agricultura é a base sobre a qual nossa população global cresce e prospera. O setor também está muito atrás de outros na transição para finanças integradas e pagamentos digitais.
Em 2022, quase 60% dos agricultores em todo o mundo relataram que ainda usavam dinheiro como principal método de pagamento.⁵
A natureza sazonal dos ciclos de produção agrícola também representa um desafio único. Pequenas e médias fazendas dependem da receita da colheita para pagar por sementes, fertilizantes e equipamentos, o que leva a uma crise de caixa entre os ciclos. Essa demanda por financiamento e escassez de opções de pagamento digital cria um mercado amplamente inexplorado para bancos e fintechs implementarem soluções personalizadas que beneficiem todas as partes interessadas.
Uma oportunidade clara: mercados de agronegócio online, construídos para facilitar a troca de mercadorias por todas as partes. Imagine o Facebook Marketplace, mas para grandes pedidos de fertilizantes ou equipamentos de trator. Embora essas plataformas digitais permitam que agricultores e fornecedores organizem vendas com mais eficiência, o pagamento é geralmente feito fora da plataforma, em dinheiro ou cheque. Com o apoio de um parceiro, esses mercados poderiam oferecer opções de pagamento e/ou financiamento digital diretamente na plataforma, permitindo um processamento de pagamento mais eficiente e seguro.
Necessidades de capital de giro para o setor agrícola
Em comparação com outros setores, o setor agrícola tem maior probabilidade de citar o “fluxo de caixa” como motivo para utilizar o capital de giro externo.¹ Daqueles que utilizam capital de giro, as ferramentas mais comumente usadas são empréstimos de capital de giro, linhas bancárias de crédito e facilidades de crédito rotativo de terceiros. Um fornecedor pode oferecer uma linha de crédito diretamente, o que pode ser desvantajoso para o agricultor, ou um banco pode fornecer um empréstimo ou linha de crédito. Isso pode ser difícil de obter, especialmente em áreas rurais longe de bancos físicos.
O acesso ao capital de giro varia entre regiões. Na América Latina, mais de um terço das empresas de crescimento agrícola utilizaram capital de giro para eliminar as lacunas de fluxo de caixa esperadas.² Na Índia, apenas metade dos agricultores tem acesso a serviços de financiamento tradicionais.³ Mesmo nos EUA com muitos bancos, a demanda por empréstimos agrícolas continua a crescer, enquanto o número de bancos focados no agronegócio está caindo.⁴ Em 2022, quase 60% dos agricultores em todo o mundo relataram que ainda usavam dinheiro como principal método de pagamento.⁵
O volume de transações na cadeia de valor amplia as ineficiências do dinheiro e aumenta o risco considerável para os agricultores que dependem dele. Todas as partes interessadas, de fazendas familiares a grandes fabricantes, podem se beneficiar da adoção de soluções eficientes de pagamento digital.
Cenário de pagamentos digitais em evolução
A digitalização dos pagamentos agrícolas se moveu em um ritmo mais lento em comparação com outros setores, mas a transformação tecnológica está ganhando velocidade. Regionalmente, a inovação de pagamentos nesse setor muitas vezes reflete a adoção digital da respectiva população.
O cenário dos pagamentos digitais região por região
Clique nos links ou botões para ampliar.
Oportunidade para bancos e fintechs
Embora as tendências de adoção de pagamentos digitais variem globalmente, os pontos problemáticos para os agricultores são consistentes, e a utilização de finanças incorporadas oferece uma solução.
A transição para o financiamento incorporado apresenta uma oportunidade madura para o setor agrícola.
Mercados de agronegócio
O desenvolvimento de mercados digitais para compras agrícolas tem sido uma inovação bem-vinda para o setor, mas a maioria das plataformas não tem opções de pagamento integradas. Compradores e vendedores concordam com um preço e, em seguida, completam o pagamento fora do sistema, criando atrasos e exigindo processos manuais tediosos. Incorporar processamento de pagamento em uma plataforma já popular diferenciaria o mercado de seus concorrentes e ofereceria uma transferência segura e perfeita de fundos para todas as partes.
Tokenização
A Agrotoken, fintech brasileira especializada em tokens de produtos agrícolas de ativos de mundo real (Real-World Asset, RWA), anunciou uma colaboração do agronegócio com o Banco de Brasil, permitindo que os agricultores comprem fertilizantes e equipamentos diretamente na plataforma digital do banco com a forma tokenizada de sua produção de grãos.⁶ Essa inovação, baseada na tecnologia blockchain, elimina o incômodo de pagamentos em dinheiro ou cheque para produtores e distribuidores.
Coclusões
Os desafios de fluxo de caixa enfrentados por pequenas e médias fazendas apresentam uma oportunidade significativa para a integração de pagamentos digitais e finanças incorporadas. Além dos benefícios de maior segurança e velocidade, as opções de empréstimo digital e BNPL aliviariam a necessidade de empréstimos tradicionais.
As ineficiências e os riscos associados às transações em dinheiro, ainda o principal método de pagamento para aproximadamente 60% dos agricultores em todo o mundo, ressaltam ainda mais essa necessidade. Soluções emergentes, como a tokenização de produtos agrícolas e pagamentos integrados por meio de mercados online, demonstram os benefícios potenciais da digitalização neste setor.
Bancos, fintechs e outras partes interessadas estão posicionados para se beneficiar do desenvolvimento e implementação dessas soluções personalizadas. Eles não só podem ajudar a eliminar as lacunas de fluxo de caixa esperadas e melhorar o acesso ao crédito, mas também podem aumentar a eficiência e a segurança na cadeia de valor. Como tal, a transição para o financiamento incorporado apresenta uma oportunidade madura para o setor agrícola.
Fuentes:
1. Índice de capital de trabajo 2023-24, Visa y PYMNTS, publicado en 2023.
2. Índice de capital de trabajo 2023-24, Visa y PYMNTS, publicado en 2023.
3. How Agtech is Poised to Transform India into a Farming Powerhouse, McKinsey, publicado en 2023.
4. The Next Fintech Revolution: Agriculture Finance, Forbes, publicado en 2023.
5. Global Farmer Insights, McKinsey, publicado en 2022.
6. Driving payments innovation for business in Latin America and the Caribbean, Visa.
As marcas registradas e direitos autorais não atribuídos à Visa são de propriedade de seus respectivos proprietários.
FEATURED CONTENT
©Copyright 2024. Todos los derechos reservados. As marcas registradas e direitos autorais não atribuídos à Visa são de propriedade de seus respectivos proprietários.